quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Foto: Leonardo Merçon









Como surgiu "A Menina"








Já tem um tempo que isso aconteceu. Eu estava em Ouro Preto estudando e meu grande amigo Tatu Penna me entregou o conto "A Menina" do jornalista Ivan Ângelo e disse: "Quero ver você fazendo esta menina!"...Na época, e isso foi em 2002, eu tentei. Juro que tentei adptar o texto para o teatro, mas não consegui. Foi preciso passar quatro anos. Eu havia terminado de ler o livro "A porta aberta" do Peter Brook e então fui invadida pelo desejo de me exercitar como atriz, em um solo. Automaticamente peguei o texto, sentei em frente ao computador e achei o "molde" daquele monólogo. Foi incrivel! Não tem aquela coisa de que "tudo acontece na hora certa"? Então. Só sei dizer que o texto fluiu.Tendo um texto e lógico, a atriz (hehehe) fui em busca de uma equipe. Algumas pessoas foram convidadas e infelizmente não puderam participar. Neste meio tempo eu tive a oportunidade de trabalhar com a Virginia Jorge. Ela estava fazendo assistência de direção na motangem do espetáculo "Um forte cheiro à maça". O que posso falar da Vivi sem ser puxa saco ou tendenciosa?Dificil tarefa. rsrsrs. Mas de uma coisa eu tive certeza neste contato: era ela que tinha que me dirigir! A Vivi tinha toda a sensibilidade que o texto pedia. Temos o costume de falar que o espetáculo está muito "mulherzinha". Então. Era isso. O convite foi aceito e começamos uma caminhada engraçada, descobrimos afinidades e no meu ver, temos uma parceria incrivel. O Resultado do trabalho vocês verão no palco. Por enquanto não temos datas de estréias, até pq o projeto precisa de patrocínio para circular. Mas, já estamos nos apresentando informalmente. A primeira apresentação foi no projeto so CECRI, no Morro do São Benedito. Foi muito bom! A presença de um público é fundamental para o crescimento do espetáculo. Neste encontro é que acontece de fato o teatro. Eu "teatrei"...rsrsrAlém da Virginia outras pessoas maravilhosas estão no projeto, como a Luiza Fardin que criou o figurino e o cenário. Fernanda Butiar que fez uma pesquisa com sons. Toninho dos Anjos que está criando a iluminação. A Bianca Pimenta que fez as fotos (maravilhosas!). Antônio Júlio que me ajudou no projeto gráfico. Alice que pegou, literalmente, a produção. O Juliano Gauche que fará a trilha (uma trilha original!!) e outros que estão presentes sempre e torcendo muito: Cintia, Fabricia, Felipe DalOrto.




A Menina está crescendo...outro dia falo mais sobre o processo de criação artística.

2 comentários:

Unknown disse...

Antonio Carlos Dos Santos Correia Rosa enviou o link de um blog para você:

http://sistemas6.vitoria.es.gov.br/diario/noticia.php?idNoticia=235

Link: Mátéria PMV, apresentação na casa Brasil

http://www.casabrasil.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=364&Itemid=1 Link Matéria portal Casa Brasil

Anderson Cacilhas disse...

Comentário e crítica sobre o espetáculo neste blog. Entrem lá. É uma nova proposta que está surgindo para um espaço livre para comentários e troca de idéias das produções culturais. O link esta logo abaixo.
Aliás, o espetáculo é muito bom. Parabéns à Fabíola, Virgínia e toda a equipe.
Anderson Cacilhas. Jornalista.
http://sacadacultural.blog.terra.com.br/2009/02/08/uma-descoberta-da-atriz-e-do-publico/